barraprg.gif (13615 bytes)
leilafz1.jpg (10215 bytes)leilafz2.jpg (10912 bytes)

sabia.gif (3044 bytes)

LEITE DE BÚFALA :
barra2.gif (1223 bytes)

Que o LEITE desses animais, tem quase o dobro das virtudes do leite de bovinos:

Bubalinos = média 7% de gordura ; 18% de matéria seca
Bovinos = média 3,8% de gordura ;11% de matéria seca

Isto quer dizer, que se aproveitado para laticínio, tem praticamente
o dobro da rentabilidade.

Ex: Para l Kg de manteiga de leite de vaca, são necessários 26 litros ; de búfalas, apenas 14 litros.
Ex. Para 1 Kg de queijo frescal, são necessários 6,5 litros de leite de vaca, enquanto que de búfala, apenas 4,5litros.

Na alimentação humana é de extraordinário valor nutritivo gozando na Ásia da fama de afrodisíaco, os orientais creditam-lhe os seus altíssimos índices de natalidade.

A CARNE DE BÚFALO :
barra2.gif (1223 bytes)

Que sua carne, segundo estudos procedidos pelo departamento de Agricultura dos EEUU e apresentado pelo Dr. Anthony Laonards, durante o painel "Búfalos nas Américas", este informa a superioridade indiscutível daquela, sobre as carnes de bovinos, veados e bisões.

Os resultados da análise são os seguintes:
Carne de búfalo: 40% menos colesterol, 12 vezes menos gordura, 55% menos calorias, 11% a mais de proteínas e 10% a mais de minerais.

O índice de gordura intramuscular da carne bubalina é muito menor que o da carne bovina, permitindo que retirando-se a gordura de cobertura, obtenha-se assim uma carne magra e saudável.

No Brasil, por esse desconhecimento, a carne não obtem boas cotações, entretanto, no Japão e EUA, onde este fato é conhecido a carne obtem melhores preços.

CONVERSÃO EM CARNE e LEITE :
barra2.gif (1223 bytes)

O mais importante de tudo isso é a sua extraordinária capacidade de CONVERSÃO, que o faz produzir carne e leite de excelente qualidade, a custa de pastos pobres, sem nenhuma adição de suplementos alimentares, a não ser o uso do sal mineral.

NÃO ÀS DOENÇAS:
barra2.gif (1223 bytes)

Os bubalinos são animais rústicos e resistentes a algumas doenças infecto-contagiosas, entretanto devem receber as mesmas vacinas e cuidados dedicados aos bovinos. As Búfalas, por produzirem leite mais nutritivo tornam seus bezerros mais resistentes às doenças.
A mortalidade nos rebanhos é próxima de zero e, quando ocorrem quase sempre são por acidente.

CAMPEÃO DE DOCILIDADE :
barra2.gif (1223 bytes)

Contrariando a crença generalizada de selvajaria, numa evidente confusão com os bisões, animais selvagens originários da América do Norte e erroneamente chamados de búfalo, é considerado como o mais pacífico dos animais que servem ao homem. ( Fonte: FAO - Organismo Internacional que estuda o problema da fome no mundo)

Outra característica peculiar às búfalas é a de várias delas aceitarem passivamente amamentarem bezerros de outras búfalas. Não é tão raro flagrarmos três bezerros simultaneamente mamando em uma única búfala. (Fonte: Bufalando Sério - Jonas Camargo de Assumpção)

O búfalo é um animal que ao contrário do bovino, não dá coice, sendo a ordenha realizada muitas vezes por trás da búfala, sem necessidade de pear

TRAÇÃO
barra2.gif (1223 bytes)

No preparo do terreno para plantio em terra firme, um bubalino gasta 40 horas para arar um hectare e 25 horas para gradear. Na capina o animal necessita de 16 horas de trabalho, serviço que, feito manualmente, não levaria menos de 120h por ha. Quando na tração de carroças, o búfalo suporta cargas entre 1.200 e 1.500 kg, desenvolvendo uma velocidade média de 3 km/h..( Fonte: Embrapa - Cpatu - Belém - Pa)

 

barra80.gif (1878 bytes)

ÍNDICE / A FAZENDA / O PROJETO / X-BÚFALO DA SI /
MATRIZES EXCLUSIVAS /
VOCÊ SABIA ? / LINKS